Header Ads

Header ADS

Como surgiu a Web Rádio?

Hoje falaremos sobre como surgiu a Web Rádio!
A maioria das pessoas acham que tudo começou na era do tão famoso Winamp com o lançamento do SHOUTcast, mas na verdade não!
Na década de 90 nos Estados Unidos apareciam os primeiros registros das transmissões de rádio via internet.
Em meados de 1995 A AudioNet teria disponibilizado a rádio KLIF de Dallas, no Texas e também a Broadcast.com que seria uma das primeiras a operar via Internet através de um portal específico de áudio, tendo realizado a primeira transmissão de rádio também em setembro de 1995.
Os ingleses também não ficaram de fora e já experimentavam as novas possibilidades com a transmissão instantânea de áudio via internet e muitas das rádios inglesas logo quando souberam dessa novidade não quiseram ficar de fora, tanto as rádios livres quanto as piratas existentes na Inglaterra desde os anos 60 buscaram esse novo meio de comunicação.
A emissora InterFace foi uma das primeiras a disponibilizar a sua versão online através das companhias Silicom Graphics e Real Áudio. Sim, o Real Player que você provavelmente já deve ter ouvido falar nele, é um dos pioneiros das rádios online.
E na época essas emissoras utilizavam computadores com um processador Intel Pentium 100 Mhz e 32 Mb de memória RAM, bizarro para os dias de hoje não é? Mas naquela época tratava-se de computadores super modernos.
E no início do Século XXI quando o compartilhamento de músicas estava no auge. Quem lembra do Napster, Kazaa, eMule, iMesh, Shareaza, LimeWare entre outros?
Nessa época em meio de tantos players de músicas mp3Winamp na sua terceira versão, apareceu com o recurso SHOUTcast, dando a possibilidade de transmitir o que se estava ouvindo em seu computador para o mundo. E esse foi o grande BOOM! das Web Rádios pelo mundo.
Com o passar dos anos os recursos foram se aprimorando e hoje as Web Rádio são facilmente encontradas. Além de ser um recurso que amamos. Quem não lembra da sua primeira Web Rádio? e quem nunca criou a sua, provavelmente está doido pra criar uma não é?!
Se não criou ainda porque está com dúvidas de como criar sua Web Rádio basta clicar aqui.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.