Header Ads

Header ADS

Como instalar apps no Android sem precisar do Google Play

O Google Play é uma fonte praticamente ilimitada de aplicativos interessantes, mas que ainda restringe um pouco o potencial do Android. Há vários apps bacanas que não chegam a ser distribuídos pela plataforma oficial do Google, mas podem ser úteis.

Um exemplo é o aplicativo do Grooveshark. O serviço de streaming de músicas gratuito vive uma eterna batalha jurídica sobre a legalidade de sua plataforma e o Google decidiu não se arriscar e retirou o aplicativo do ar. Mesmo assim, ele está disponível para download e instalação por meios alternativos.

ATENÇÃO: o download de aplicativos por meios alternativos é um recurso interessante do Android, mas também é a principal forma de disseminação de malware no sistema. Não instale nada se não tiver 100% de certeza de sua procedência.

Passo 1 - Liberar o celular
Reprodução
Antes de tentar instalar qualquer coisa, é necessário mexer nas configurações do aparelho para liberar a instalação de apps por “fontes desconhecidas”. Para isso, no Android 4.0 ou superior, entre em ConfiguraçõesSegurança e marque a caixa Fontes desconhecidas. Se a sua versão do Android for mais recente, é possível marcar a alternativa Verificar aplicativos para checar se ele oferece algum risco antes da instalação.

Nas versões mais antigas do sistema, você deve entrar em Configurações, Aplicativos, selecionar a opção Fontes Desconhecidas, e pressionar OK.

Passo 2 - Baixar o aplicativoEsta parte não é diferente do que é feito nos desktops e requer os mesmos cuidados. Basta procurar um serviço que ofereça um aplicativo que não está disponível no Google Play. No nosso exemplo, utilizamos o Grooveshark, que oferece um serviço bacana e reconhecido, mas está impedido por questões jurídicas de oferecê-lo na loja do Google.

Vale lembrar novamente: evite piratear aplicativos e baixá-los de fontes duvidosas porque esta é a principal forma de contágio com vírus e malwares no Android.

Passo 3- Processo de instalação
Reprodução
Você pode baixar o aplicativo diretamente no seu celular utilizando o app do Google Chrome. Basta a acessar o site desejado e realizar o download. Ele possui a extensão APK. Em seguida, acesse o app Downloads, nativo do Android, e execute o arquivo que acabou de baixar.

Nesta hora é sempre interessante observar as permissões que o aplicativo exige para funcionar e pressione Instalar. Caso as considere abusivas, é uma boa ideia deixar de lado a instalação do aplicativo.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.